Automação e mecanização, qual a diferença?

Muita gente acha que automatizar e mecanizar são a mesma coisa, mas não são. Automação é quase que uma evolução da mecanização, você já vai entender o porque.
Então, mecanizar e automatizar são coisas bem diferentes, mas qual são essas diferenças? Vamos descobrir agora!

Diferenças entre automação e mecanização:

Quando queremos diminuir custos e melhorar processos que são realizados por pessoas, pensamos logo em colocar uma máquina para fazer esse trabalho, é claro. Mas, trocar humanos por máquinas não é automatizar. A automação muitas vezes é um assunto delicado, afinal, tem gente que ainda pensa que automatizar = diminuir os empregos, e não é bem isso. Mas isso é assunto para outro post! Continuando…

É fácil criar uma esteira para os produtos “correrem” para determinado ponto. O complicado é fazer com que a esteira fique “inteligente”! Com inteligente quero dizer uma esteira que seja sensível o suficiente para identificar o peso do produto, para encaminha-lo para determinado trajeto, por exemplo.

  • Mecanização: Trocar o trabalho que um humano faz por uma máquina
  • Automação: Fazer com que essa máquina seja inteligente, melhorando assim todo o processo

 

A automação precisa de muito mais que uma máquina, ela precisa de vários elementos para funcionar e ficar inteligente a ponto de melhorar os processos de um jeito que não poderia ser feito por humanos. E ela vem crescendo cada dia mais, afinal, com tantas vantagens que a empresa ganha ao automatizar os processos… não tem como não crescer.

Conclusão:
Podemos dizer então que a automatizar é um segundo passo depois de mecanizar a indústria.

 

Conheça nossos produtos para automação industrial:

Acelerador de torno
Alimentador de barras
Supervisório fabril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *