Automação industrial da produção

A automação industrial é o processo de introdução dos recursos tecnológicos da 3ª Revolução Industrial.

No decorrer das duas primeiras revoluções industriais, as instituições fabris, em um sistema capitalista, descobriram maneiras de aumentar e padronizar sua produção por meio de mecanização na produção dos produtos. Dessa forma, quem dominava os recursos de produção conhecia maneiras de aumentar os lucros e impulsionar o acumulo de capital.

Além do mais, com a predominância do sistema fordista, os funcionários produziam a maior quantidade de produto possível, com ações repetitivas e ficavam alienados na linha de produção. Isso possibilitava o aumentar os lucros, mas claro, só se tivessem consumo em massa também.

Entretanto, hoje em dia vemos um a tendência nova no mercado que vem sendo introduzida no mercado desde o começo da 3ª Revolução Industrial: a automação industrial da produção. Em muitas fábricas atualmente, não são os funcionários que fazer algumas das tarefas, e sim máquinas modernas. Logo, uma atividade que antes precisava de muitas pessoas, hoje precisa de apenas uma para operar as máquinas.

Dessa forma, é possível ter mais flexibilidade na produção. Ou seja, podemos alterar a quantidade de produto fabricado com base nas oscilações de consumo… Característica do sistema de produção em massa. Além do mais, os donos dos meios de produção aumentam seus lucros. Já que diminuem os custos com salários e tudo que envolve os funcionários que faziam o trabalho que as máquinas fazem hoje.

É uma vantagem muito grande para o empresário economizar e aumentar os lucros. Afinal, quem é que não gosta de gastar menos e ganhar mais?!

Um outro efeito que se nota pelo homem ser substituído pelas máquinas na indústria é a terceirização da economia. Pois no fim, boa parte dos funcionários passam a ficar no setor de serviços e comércio.

Conheça nossos produtos para automação industrial:

Acelerador de torno
Alimentador de barras
Supervisório fabril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *