Gerenciamento de projetos, como fazer?

Neste post vamos te ajudar a ver o gerenciamento de projetos de uma forma não linear, tendo um começo e um fim. Claro, existem várias formas de gerenciar projetos, e cada empresa se adapta melhor com uma forma. Vamos lá!

Primeiro separamos o gerenciamento de projetos em grupos de processos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

O principal objetivo desse post é simplificar o gerenciamento de projetos te ajudando a entender como começar e finalizar um projeto, afinal, todo projeto tem um fim.

Detalhamento das fases do projeto

É preciso fazer o detalhamento das fases do projeto pois te ajudará a dividir em partes os processos e ficando assim claro em que estágio do projeto você está atualmente.

Iniciação

Quando iniciar um projeto, é de extrema importancia que formalize isso. Crie metas e as cumpra, faça uma espécie de documento que firme o início do projeto, formalize de alguma forma. Essa primeira fase pode ser por um lado muito motivadora pela novidade e tudo mais, mas também pode ser desmotivadora, por não ter nada ainda, é quase só uma ideia. Então passe essa ideia pra fase de execução!

Planejamento

O planejamento é sem dúvidas a fase principal do projeto. É nessa fase que antecipamos os riscos, investimentos, recursos, e todo tipo de previsão possível. E claro, é preciso planejar com muita atenção a cada detalhe para que a execução saia do jeito que deseja. Todo tempo gasto com planejamento é investimento, pense nisso. Se apressar nesse fase pode trazer prejuízos que poderiam ser evitados se planejar corretamente.

Execução

Depois do planejamento aí sim é a hora de começar a executar o projeto. É aqui que vemos que a ideia de fato saiu do papel e se tornou algo maior.

Claro que para executar não basta ter um plano todo maravilhoso, afinal, sempre têm imprevistos e coisas que acabam mudando na hora da execução. O plano vai precisar ser revisto e modificado, e é aí que partimos para a próxima fase.

Monitoramento e controle

Essa é a fase que garante que tudo seja executado como planejado. Monitoramento e controle vê durante a execução onde tem algo fora do planejado e mudar o rumo e ter certeza de que o projeto terá os resultados planejados.

Podem ocorrer mudanças como econômicas, taxas de juros, clima… que podem fazer com que seja necessário revisões no projeto. E só é possível visualizar se esses fatores externos estão afetando o projeto de forma negativa se estiver sendo monitorado e controlado da forma correta.

Encerramento

Tudo acaba um dia, assim como tudo tem um começo. Na fase de iniciação falamos sobre formalizar de alguma forma a fase, e o encerramento também precisa disso. Afinal, têm muitos projetos que não chegam a serem finalizados, e perceber que finalizou e passou por todas as etapas é super importante.

 

Um dos grandes desafios da gestão de projetos é pensar em um projeto como algo não linear. Afinal, é preciso que um projeto tenha começo e fim. É importante ter as fases do projeto claras!

 

Conheça nossos produtos para automação industrial:

Acelerador de torno
Alimentador de barras
Supervisório fabril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *