O que é CLP?

Falou em automação industrial, falou em CLP. Ele é o responsável por toda a inteligência do processo de automação de máquinas, podemos chama-lo de cérebro da automação industrial. Mas, o que é CLP? Bom, vamos responder!

O que é CLP?

O CLP (Controlador Lógico Programável) nada mais é que um computador que realiza funções específicas por meio de um programa. Não é um computador como estes que temos em casa, é outra coisa com utilidades diferentes.

O papel do CLP é controlar a parte mecânica da automação, é nele que ficam as informações necessárias (como quantidade a ser produzida, tamanho, modelo….) para a produção dos produtos de uma fábrica.

CLP é basicamente o “cérebro” da automação que controla a parte mecânica. Vamos imaginar por exemplo no final do processo de produção temos vários paletes com produtos e temos uma máquina automatizada apenas para posicionar esses paletes. A máquina precisa de informações como se é hora de levantar ou de descer, se o palete está com ela ou não… Então é isso que o CLP faz, liga uma coisa com a outra.

O CLP não é o único usado para essa finalidade, mas é de longe o mais usado/conhecido.

 

E só pra finalizar, uma questão que muitas pessoas tem é “qual a diferença entre CLP e PLC”. Bom, na verdade é única diferença é que CLP é a sigla em português (Controlador Lógico Programável) e PLC é a sigla em inglês (Programmable Logic Controller). Agora você não vai mais se confundir com essas siglas, já que significam a mesma coisa!

 


 

Quer implantar automação industrial na sua empresa? Entre em contato conosco e vamos te ajudar a descobrir o que é melhor para sua empresa no quesito automação. Temos produtos que com certeza vão encaixar como uma luva no que você precisa para sua empresa. Entre em contato para ter mais informações sobre nossos produtos!

Conheça nossos produtos para automação industrial:

Acelerador de torno
Alimentador de barras
Supervisório fabril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *